A equipe Mas Baja Tchê, ligada ao projeto Baja da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), participou da 21ª edição da competição Baja SAE Brasil – Petrobras, realizada no período de 05 a 08 de março, em Piracicaba (SP). O evento reuniu 76 equipes de diferentes instituições de ensino superior do Brasil e dos EUA, que enfrentaram os vários desafios envolvendo seus mini off-roads.

O veículo Baja, desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da UPF, foi submetido a diversas avaliações, dentre elas, avaliações estáticas e dinâmicas, e um enduro de quatro horas de duração. Com a realização das provas e a soma dos pontos, a Mas Baja Tchê obteve o 28º lugar na classificação geral.

Segundo o coordenador da equipe, professor Márcio Walber, o resultado pode ser considerado satisfatório, uma vez que a competitividade entre os estudantes é grande. “Os resultados das avaliações estáticas e dinâmicas foram bons, uma vez que, na avaliação estática de segurança, na qual mais de cem itens são avaliados, o carro não apresentou nenhum problema de “re-check” (retrabalho). Mas durante o enduro, prova que valia mais pontos, o veículo enfrentou alguns problemas de aquecimento no sistema de transmissão continuamente variável (CVT), que prejudicou o rendimento do veículo e demandou algumas paradas para verificação do sistema”, relata.

Equipe mais organizada da disputa

Além da classificação geral, os integrantes da Mas Baja Tchê foram premiados com o Troféu Equipe 5S, honraria concedida à equipe mais organizada entre todas as competidoras. Para Walber, o prêmio conquistado tem grande valor, já que a organização é uma característica muito valorizada que o engenheiro deve ter para enfrentar os desafios que a carreira exige.

Próximas competições

Após o Baja SAE Brasil 2015, a equipe da UPF começa a preparação para a competição regional, prevista para ocorrer ainda este ano, e para a próxima etapa nacional, que acontecerá em 2016. “O aprendizado obtido com essa participação será muito importante para solucionar os problemas que aconteceram e evoluir o desenvolvimento do projeto, visando obter melhores colocações em futuras provas”, avalia o docente.

Empresa especializada em simulações por Elementos Finitos e implantação de critérios de projeto

Solução completa para validação estrutural de produtos

Conheça as Etapas de Validação Estrutural de Produtos