A simulação virtual tem como objetivo principal prever o comportamento estrutural de um determinado produto ainda na fase de desenvolvimento de projeto, ou seja, antes deste produto ser lançado no mercado ou até mesmo antes da fabricação do primeiro protótipo. A ideia fundamental é prevenir problemas de falhas estruturais, muitas vezes ocasionadas devido a deficiências no conceito estrutural. PREVENÇÃO é a principal palavra para definir e firmar o uso da simulação estrutural nas empresas e também de usuários de todas as esferas.
A utilização da tecnologia CAE contribui diretamente na diminuição dos prazos para lançamento de novos produtos no mercado. Além disso os custos com protótipos até obtenção da confiabilidade esperada serão muito menores, isso porque os protótipos são “testados virtualmente”. Pois ao iniciar um novo projeto, muitas dúvidas surgem, e consequentemente muitas decisões precisam ser tomadas. Normalmente nas empresas que não utilizam a tecnologia CAE essas decisões são tomadas pelos Engenheiros / Projetistas com embasamento em alguns fatores como: Experiência pessoal, um projeto já existente no mercado e ou até mesmo pela intuição pessoal sem o uso de conceito técnico. Após as decisões tomadas no desenvolvimento do projeto o primeiro protótipo é então fabricado e se iniciam os testes funcionais, é aí que surgem os problemas. Observe como normalmente é o fluxograma para adequação dos projetos / protótipos um uma empresa sem CAE versus o fluxograma de um projeto na qual o uso da tecnologia CAE está incluso no desenvolvimento do projeto.
A diferença é notória, sem o uso da simulação numérica foram necessárias 6 modificações até o projeto final, portanto:
Principais tipos de Análises numéricas voltadas a parte Estrutural |
---|
Análise Estática Linear |
Análise não Linear |
Análise Modal |
Análise Dinâmica |
ESTUDOS PARA OPTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL E REDUÇÃO DE CUSTOS |
Durabilidade / Fadiga ** |
**Estima-se que mais de 80% das falhas mecânicas na indústria mundial são oriundas do fenômeno de Fadiga, ou seja, esforços cíclicos na qual muitas vezes as tensões que surgem podem estar muito abaixo do limite de escoamento do componente. O MEF é peça fundamental nessa prevenção.
A indústria automobilística avançou a passos largos nas últimas décadas com o uso do Método dos Elementos Finitos, principalmente com foco em segurança dos passageiros e durabilidade dos veículos. As grandes marcas globais utilizam-se das simulações computacionais para identificar falhas e aprimorar suas estruturas, por exemplo: crash test.
Solução completa para validação estrutural de produtos
Conheça as Etapas de Validação Estrutural de Produtos