CURSOS CONCEITUAIS

Introdução da Base Tecnológica – Exploram os CONCEITOS FUNDAMENTAIS OBRIGATÓRIOS NA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA CAE. Muitos profissionais que iniciam suas aplicações nesta área encontram dificuldades na utilização da tecnologia CAE.

Essas dificuldades advêm do aprendizado de uso do software sem conhecimento satisfatório do Método dos Elementos Finitos, confundido essa aprendizagem com o conhecimento do Método dos Elementos Finitos. Justifica-se, portanto, a filosofia de abordagem:

  • SE O ENGENHEIRO NÃO SABE MODELAR O PROBLEMA SEM TER O COMPUTADOR, ELE NÃO DEVE FAZÊ-LO TENDO O COMPUTADOR.
  • Em visão oposta à anterior, o aprendizado é de tal profundidade em “técnicas matemáticas” que após um longo curso puramente acadêmico, surge a pergunta: Como utilizar esse conhecimento na prática? Em função dessa abordagem, surgem o temor e o desestímulo quanto à aplicação desse conhecimento.

O objetivo deste Módulo é introduzir o embasamento conceitual fundamental visandoà utilização do software aplicativo e ao entendimento dele.

Dentro desta abordagem, procuramos introduzir os conceitos do Método, complementados por exercícios de aplicação e exemplos práticos de Modelagem Estruturais executados ao longo de nossa vida profissional nos últimos 38 anos (utilizando o MEF) em trabalhos de engenharia, com aplicações bi e tridimensionais.

Esta Metodologia constitui uma visão equilibrada entre o conhecimento teórico necessário e a aplicação prática, sendo o ponto de partida para aqueles que pretendem se desenvolver nesta área.

O escopo deste curso é proporcionar o nível de conhecimento que permita ao profissional aplicar posteriormente os recursos do método, utilizando o Sistema CAE em aplicações práticas.

  • Prof. Dr. Avelino Alves Filho

Saiba mais – Quais são os cursos conceituais?

Empresa especializada em simulações por Elementos Finitos e implantação de critérios de projeto

Solução completa para validação estrutural de produtos

Conheça as Etapas de Validação Estrutural de Produtos